Criar site gratuito: vantagens e desvantagens

Criar site gratuito é cada vez mais comum entre os usuários da web. Existem muitas plataformas gratuitas que, a cada dia, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de desenvolvimento de sites. Mas você sabe quais as principais vantagens e desvantagens de criar um site gratuito?

A opção de criar um site gratuito pode ter várias vantagens, como a facilidade de mexer na plataforma e o fato de não ter nenhum custo inicial.

Mas preste atenção, pois existem inúmeras desvantagens que podem acarretar problemas para a imagem do seu negócio.

 

Vantagens de criar um site gratuito

O fato é que criar um site gratuito é ideal para quem deseja ter um site para estar no mercado, mas não possui dinheiro para contratar um profissional que possa fazer este serviço.

 

Totalmente gratuito

Esta, com certeza, é a principal vantagem. O serviço é grátis e não possui nenhuma mensalidade. Logo, os domínios e hospedagens também são grátis. Os serviços são online, o que não necessita de hospedagem.

Com isso, os domínios não possuem custo algum. Além disso, é também a forma ideal para quem quer desenvolver o seu site completamente sozinho, sem a ajuda de terceiros como agências ou freelancers.

 

Não precisa conhecimento técnico

As plataformas gratuitas são muito simples e qualquer pessoa pode mexer. Não é necessário entender de design, nem de programação.

A única coisa que você precisa fazer é organizar todo o conteúdo do seu site para colocar na rede.

 

Desvantagens de criar um site gratuito

Mas existem as desvantagens ao decidir criar um site gratuito.

 

Limitado

A primeira delas é que se trata de uma plataforma bastante limitada. Quando você contrata um designer para desenvolver um site, ele pode personalizar o layout e criar ferramentas exclusivas.

As plataformas de sites gratuitas não permitem esse diferencial, todos os temas usados por ela são padrões para todos os usuários. O mesmo vale para os domínios: você irá carregar o nome da plataforma utilizada no seu site. Por exemplo: seusite.wix.com.

 

Erros

Outro ponto negativo é que o seu site corre o risco de sair do ar por conta de problemas enfrentados pela plataforma ocasionalmente, o que não acontecerá num serviço pago com frequência.

Se isso acontecer num serviço de hospedagem pago, por exemplo, você pode ligar e pedir a solução para o problema enfrentado para que resolvam imediatamente.

 

Anúncios a qualquer momento

Plataformas de sites gratuitos também usam todos os sites que nela estão hospedados como uma forma de exibir anúncios de parceiros em todas as suas páginas. Não é nada agradável ter anúncios no seu site o tempo todo, né?

 

Tempo

Pode parecer fácil e rápido, mas não é. Você vai precisar dedicar seu tempo entendendo todos os recursos oferecidos da plataforma para realizar todos os ajustes necessários, formatação e design sempre que necessário.

E sabemos que, tempo é dinheiro, e cada segundo é precioso.

 

 

Criar site gratuito: vantagens e desvantagens  

 

No fim das contas, existem muitas desvantagens ao se criar um site gratuito. Mas se no início você não tem o capital necessário para investir em um site mais profissional, as plataformas gratuitas são ideais para sua necessidade.

LEMBRE-SE: Essas plataformas de criação de sites gratuitos podem acarretar problemas para a imagem do seu negócio.

Por mais que seja simples e de graça, o ideal é se capitalizar e contratar uma agência para ajudar no desenvolvimento do seu site. Assim, você terá a certeza que terá um site profissional, com qualidade e com a cara de seu negócio.


 

E então, tiramos as suas dúvidas sobre sites gratuitos? Se quiser saber mais sobre quanto custa um site profissional, leia mais aqui.

Agora, depois de ter apresentado a você as vantagens e desvantagens dos sites gratuitos, cabe a você analisar e escolher a melhor opção para você.

Se você já tem algo em mente e precisa contratar o serviço, entre em contato consoco.

 

Gostou do nosso conteúdo, siga nossas mídias!

Conheça nossos serviços