Quais redes sociais mais usadas e qual o foco de cada uma

Tempo estimado de leitura: min

Redes sociais, muitas empresas e profissionais autônomos têm receio de utilizar. Por falta de experiência ou por não entender a lógica das redes sociais, profissionais e empresas perdem grandes oportunidades. Para alterar em partes esse quadro, confira algumas dicas para utilizar cinco principais redes sociais.

 

 

Redes sociais do momento: Facebook e Instragram

Facebook O Facebook é a rede mais popular, e isso não é à toa. A mescla de publicar textos, vídeos, fotos, GIFs, memes facilita a busca pelo acesso e, consequentemente, a utilização. O Facebook favorece a exploração de conteúdo de fotos e audiovisual. A distinção entre páginas e perfis é interessantíssima no Facebook, porque atende expectativas diferentes de usuários. A principal importância do Facebook, vai além da rede social em si, pois está integrado com outras redes sociais e plataformas. No Facebook, qualquer empresa pode atuar visando o sucesso.

 

Instagram Já o Instragram é uma rede social da empresa Facebook que explora como nenhuma outra o recurso da imagem. Não só as fotos, que podem ser trabalhadas visualmente com os filtros, mais também os vídeos. A ferramenta de stories permite a divulgação de conteúdo atualizado, além das lives com comentários. Qualquer empresa pode investir no Instragram. Contudo, empresas que sabem trabalhar com aspectos visuais ou que tem produtos e serviços nesse sentido saem na frente. Por isso que lojas de roupas, restaurantes, tatuadores, artistas, relojoarias, joalherias, entre outros, estão “obrigatoriamente” no Instagram.

 

 

Twitter e Youtube

Twitter Muitas pessoas afirmam que o Twitter é a rede social à parte das demais. Em partes, essa afirmação faz sentido porque o Twitter tem uma linguagem diferente das outras redes sociais. Com um público fiel ao Twitter, a rede social é baseada em textos curtos. Os textos são muitos informativos ou opinativos e, apesar do uso de vídeos e imagens, a linguagem textual tem mais força. Outra frase muito comum de ser ouvir sobre o Twitter é: o que está no Twitter fica no Twitter. Isso não significa que a rede é fechada, mas que certos assuntos só surgem e são discutidos no Twitter. Por excelência, a rede social da interação, da atualização rápida e da informação em tempo real.

 

Youtube Já o Youtube é uma plataforma de vídeo que recebe o status de rede social. Praticamente todos os influenciadores digitais estão presentes no Youtube com o rótulo de youtubers. Muitas empresas contratam esses influenciadores para poderem falar sobre produtos e serviços. E muitas empresas adotam a linguagem dos youtubers para podem chegar ao público. Sem dúvida, é a melhor rede social para e entretenimento e uma das mais lucrativas.

 

 

WhatsApp

Whatsapp Já o WhatsApp é um aplicativo que aos poucos vem sendo explorado por empresas. Uma plataforma que tem um amplo alcance de público no mundo inteiro, e portanto muitas empresas têm adotado estratégias de marketing digital para o aplicativo. O WhatsApp criou um aplicativo voltado exclusivamente para empresas, o WhatsApp Business, ele apresenta recursos extras para a auxiliar a vida dos empreendedores que atendem seus clientes pelo smartphone. A principal vantagem na utilização do WhatsApp para a publicidade, é a possibilidade de alcançar um público enorme a baixo custo e curto prazo. Outra grande vantagem é a utilização de diversos formatos em termos de conteúdos a ser trabalhados. É possível garantir anúncios com a utilização de imagens, vídeos e até mesmo áudios.

 

 

Saiba mais sobre cada rede social através da página da AZZ Agência no Facebook, ou no site da empresa.