Muitos profissionais autônomos e empresas têm dúvidas sobre como o WhatsApp pode ajudar nos negócios. A preocupação é interessante porque bilhões de pessoas utilizam o WhatssApp. Boa parte desse montante, aliás, vê no aplicativo uma ferramenta para vendas. Por isso, vale a pena discutir o tema.

Com uma versão também gratuita para download, foi desenvolvido o WhatsApp Business que atende as necessidades de uma pequena empresa, por facilitar a interação com clientes por meio de ferramentas que ajudam a automatizar, classificar e responder mensagens rapidamente.

WhatsApp Business é uma excelente fonte de informações úteis que sempre precisam ser repassadas aos clientes. Por meio dele vai ser possível criar um perfil empresarial, com dados de descrição comercial, e-mail de contato, endereço físico e website. O aplicativo também exibe o horário de funcionamento de determinada empresa.

 

WhatsApp para vendas online

Há diversos pontos que ajudam as empresas e os profissionais autônomos com as vendas no WhatsApp. O aplicativo é ideal para quem tem um pequeno ou médio negócio e atende o consumidor com vendas diretas. Nesse sentido, o WhatsApp é ótimo para vendas online em tempo real.

O aplicativo permite aos profissionais contatarem os consumidores de maneira direta, sem intermediários. Além disso, o Whatsapp é ótimo para marcar reuniões de vendas e/ou de lançamento produtos.

O contanto para vendas com usuário pode ser feita de três maneiras:

 

° A primeira, um pouco mais demorada e seletiva, é de usuário para usuário. A empresa ou profissional autônomo escolhe com quais pessoas irá se comunicar. O conteúdo da comunicação pode ser, como dito, de lançamento de produtos, reuniões, promoções, etc.

LISTRA SEPARAÇÃO

° A segunda maneira, é por meio de transmissão. Nesse caso, são selecionadas as pessoas que irão receber a mensagem e o mesmo conteúdo é enviado para todas elas.

LISTRA SEPARAÇÃO

° A terceira, é uma das mais vantajosas, é a criação de um grupo de consumidores.

Por exemplo, uma pequena empresa pode divulgar os produtos num grupo selecionado de consumidores que esperam por novidades. Esse método funciona muito com quem trabalha com a venda de cosméticos, refeições ou roupas, por exemplo.

No entanto, em todos os casos, vale lembrar que as empresas e profissionais autônomos não pode ser invasivo. Se o usuário do outro lado já é conhecido, vale mandar o conteúdo de maneira direta. Agora se o usuário não for muito conhecido, é necessário enviar uma mensagem pedindo permissão para mostrar o produto, promoção, etc.

Muitas empresas perdem clientes achando que podem enviar mensagens para todo mundo sem autorização. Isso pode até funcionar em grupos que já esperam por mensagens de diversas naturezas. Para usuários desconhecidos, isso não pega bem.

LISTRA SEPARAÇÃO

Recursos para usar, sem abusar

Assim como diversos outros aplicativos de conversa, o Whatsapp tem diversas ferramentas que podem ser utilizadas por empresas e profissionais autônomos. A principal delas são os recursos de áudio, vídeos, fotografia e imagem. Enviar áudios, vídeos e imagens é excelente para vendas.

No caso dos áudios, a meta é o da descrição daquilo que se quer comunicar. Porém, cabe a enviar áudios curtos (1 min., no máximo). E, antes de mandar a mensagem, vale perguntar ao cliente: “posso te mandar um áudio?”. A pergunta é fundamental, porque muitas pessoas não podem ou não querem ouvir um áudio naquele momento. 

Por sua vez, o uso de imagens e vídeos também deve ser moderado. É importante utilizar imagens para divulgações importantes, principalmente promoções e sorteios de curto prazo.

Promoção whtas

Já os vídeos devem ser enviados em caso extraordinários.

Na dúvida, priorize pelo texto curto e objetivo, sem ser frio e limitado.

Para ir além no tema, acesse a página da AZZ Agência no Facebook ou o site.

Categorias: WhatsApp