Primeiros passos para impulsionar no Facebook e Instagram

Você já deve ter visto uma publicação no Facebook ou Instagram com a informação “patrocinado”, isso significa que alguém pagou para que aquela publicação fosse mostrada para você. Muitas vezes você sequer tem interesse pelo assunto em questão, por isso é importante, além de saber fazer os cadastros básicos, é indispensável que sua segmentação seja bem trabalhada para que traga resultados significativos.

 

É importante enfatizarmos, antes de qualquer coisa, que só é possível impulsionar publicações de páginas do Facebook das quais você possua algum cargo administrativo ou de perfis comerciais do Instagram.

 

Nesse artigo, vamos ensinar o básico sobre como começar a usar o impulsionamento no Facebook e Instagram.

 

Qual a diferença entre o impulsionamento no Facebook e no Instagram

 

Desde que o Instagram foi comprado pelo Facebook, os impulsionamentos da plataforma podem ser feitos pelo aplicativo ao clicar no botão “Promover” logo abaixo de uma publicação, como mostrado na imagem a seguir, ou através do Gerenciador de Anúncios no Facebook.

O Facebook também permite que seu impulsionamento seja feito através das publicações, como mostrado na imagem abaixo.

Os impulsionamentos feitos através do botão podem não trazer o resultado que você espera, pois muitas informações e segmentações oferecidas pelo Gerenciador de Anúncios não estão presentes na criação rápida. 
Uma das maiores diferenças do impulsionamento é que através do Gerenciador você consegue selecionar onde seu anúncio será mostrador, abrangendo Facebook e Instagram, diferente da criação rápida.
 

Como começar a usar o Gerenciador de Anúncios

O Gerenciador de Anúncios é uma exclusividade da plataforma de negócios do Facebook (também conhecido como Business), porém qualquer usuário consegue ativá-la. Assim entramos em um detalhe importante do impulsionamento, contas de anúncios são contas pessoais, ou seja, só podem ser criadas dentro de um perfil particular, depois de criada e configurada você pode ceder acesso a outros perfis particulares ou contas de negócios para que eles possam usar seu crédito para criar impulsionamentos, porém suas informações como de cartão de crédito, por exemplo, sempre estarão ocultas, só aparecerão para você e seus dados estarão protegidos.

O Gerenciador de Anúncios só pode ser acessado pelo computador ou pelo aplicativo exclusivo da plataforma. Você pode fazer o download do aplicativo através dos links a seguir.

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.facebook.adsmanager&hl=pt_BR

IOS: https://apps.apple.com/br/app/gerenciador-de-an%C3%BAncios/id964397083

 

Nós, da Azz Agência, recomendamos que você use a plataforma pelo computador, pois os aplicativos podem apresentar problemas.

Agora, damos o passo inicial, acessando o Gerenciador de Anúncios.

Lembrando que você precisa estar conectado na sua conta do Facebook e nosso tutorial será baseado no computador.

 

Se você nunca impulsionou uma publicação, encontrar o Gerenciador de Anúncios será um pouco complexo, por isso vamos deixar aqui o link que te levará diretamente a ele.

https://facebook.com/adsmanager/manage/

Após você clicar, pronto, você já possui um Gerenciador de Anúncios! Fácil, não é?

Nessa página você encontrará todas as informações que precisar sobre os impulsionamentos feitos e também sobre como será a cobrança dos seus anúncios.

Depois de começar a usar o Gerenciador de Anúncios, você encontrará um atalho na lateral da página inicial do Facebook, como mostrado na imagem abaixo.

 

Como cadastrar uma forma de pagamento

Para pagar seus anúncios, existem duas formas de pagamentos fornecidas pelo Facebook, cartão de crédito e boleto bancário. Depois de escolhida uma delas, você não poderá mais trocar.

Se você selecionar boleto bancário, o Facebook disponibiliza o botão “Adicionar fundos”, onde você escolhe o valor e o próprio Facebook emite um boleto. Após o pagamento, o crédito pode levar até 3 dias úteis para ficar disponível para uso.

Se você selecionar cartão de crédito é possível adicionar um cartão e também cadastrar uma conta do Paypal. A cobrança costuma chegar uma vez por mês no cartão, ou se você atingir o limite de gastos no Facebook. Caso não queira esperar a cobrança automática, você pode acessar as configurações e pagar no momento que achar mais cômodo.

Agora que você já conhece as duas formas de pagamento disponíveis, vamos colocar o cadastro em prática. 

Nesse primeiro passo, vamos configurar as informações da sua conta de anúncios. É importante que todos os campos sejam preenchidos, pois a partir deles você pode solicitar a emissão de nota fiscal. Para cadastrar suas informações, acesse o link a seguir:

https://facebook.com/ads/manager/account_settings/information/

Com as informações da sua conta cadastradas, vamos configurar a forma de pagamento. Acesse o link a seguir e selecione qual dos pagamentos prefere:

https://facebook.com/ads/manager/account_settings/account_billing/

Com sua conta de anúncios configurada você já pode começar a impulsionar as publicações da sua página.

 

Como autorizar outra pessoa ou uma empresa a usar meu saldo da conta de anúncios para criar impulsionamentos

Você pode autorizar outro perfil a utilizar seu crédito para criar impulsionamentos e também autorizar contas de negócios (geralmente utilizada por empresas). É importante frisar que a partir do momento que você autoriza outra pessoa a usar seu crédito ela pode impulsionar qualquer publicação de página ou perfil comercial, por isso só ofereça essa autorização para pessoas e empresas de confiança.

Autorizar outro perfil

Para autorizar outro perfil você deve acessar a página de informações da sua conta de anúncios (clique aqui para acessar diretamente). Na direita você verá um bloco com a seguinte informação “Funções da conta de anúncios” e um botão azul “Adicionar pessoas”. 

Ao clicar ali, abrirá uma janela onde você poderá digitar o nome da pessoa que você quer adicionar e ao lado qual função você quer dar a ela, conforme mostra a imagem abaixo.

 

Após adicionar o nome do usuário e o cargo, clique em confirmar, digite a sua senha e pronto, seu amigo já vai conseguir impulsionar publicações através da sua conta de anúncios.

 

Autorizar uma empresa

Para autorizar uma empresa o processo é bem mais simples. Você só precisa informar o número da sua conta de anúncios. Para acessar esse número, basta clicar no link a seguir e enviar o número que está logo abaixo de “Identificação da conta de anúncios”.

https://facebook.com/ads/manager/account_settings/information/

Com o número da conta de anúncios, a empresa enviará uma solicitação para seu perfil, como mostrado na imagem abaixo.

Ao clicar na notificação, você será redirecionado para o Gerenciador de Anúncios, basta clicar em “Responder solicitação” e aceitar, caso você concorde com a solicitação.
 

Confirmado o acesso a empresa poderá impulsionar publicações através da sua conta de anúncios.

 

Como definir um limite de gastos

Se você não quer gastar muito com os anúncios, ou cedeu acesso à sua conta para outras pessoas, é importante que adicione um limite para os gastos da sua conta.

Você pode adicionar o limite através do link a seguir, clicando em seguida no botão “Gerenciar”. Você pode alterar esse limite sempre que achar necessário, contanto que ele seja maior que o valor devido.

https://facebook.com/ads/manager/account_settings/account_billing/

 

Monitoramento

Agora que você já sabe o básico sobre o Gerenciador de Anúncios, é só começar impulsionar as publicações e acompanhar os resultados. Tudo isso pode ser feito através do painel central, para acessar clique no link a seguir.

https://facebook.com/adsmanager/manage/ 

Com ele você pode criar novos impulsionamentos, desativar os que estão ativos e acompanhar o processo de aprovação de um anúncio.

 

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