Plataformas para criação de site

Desde que a compra e venda começou a ser maior pela fórmula virtual, passou a ser cada vez mais indispensável sua empresa estar na web.

Montar um site na Internet exige um pouco de conhecimento e tempo, atualmente existem muitos serviços especializados em ajuda-ló a criar seu próprio site, necessitando pouco ou até nenhum tipo de experiência na área.

As plataformas prometem que você precisará apenas de poucos minutos para se registrar e colocar eu site ao ar.

Além disso, as principais plataformas oferecem inúmeros recursos para a personalização.

Mas atente-se em ter a política de privacidade em seu site. Pode parecer uma ação de pouca importância, no entanto a falta dela pode acarretar em inúmeros problemas como: campanhas de marketing não aprovadas, e-mail considerado spam, site pouco confiável e mais uma porção de prejuízos.

Muitas pessoas não sabem se realmente vale a pena contratar esse tipo de serviço. E para ajudá-los você entender mais sobre as plataformas e tirar algumas dúvidas montamos este post.

Plataformas para sites

O QUE SÃO AS PLATAFORMAS

Plataformas, são utilizadas para facilitar a vida do empresários que querem criar um site, fazendo com que, rapidamente, sejam criados conteúdos, editada a foma com o layout do site será exibido e implementada novas funções.

Esse tipo de serviço, não exige sempre o auxílio de um profissional no momento de gerenciar o site.

 

COMO CRIAR UM SITE EM UMA PLATAFORMA

Primeiramente você deve verificar que tipo de site sua empresa precisa, pois um site deve ser projetado de acordo com seu negócio. Um site de vendas (e-commerce) é muito diferente de um site institucional.

Quer saber quais são todos os passos necessários? Confira agora!

Adquira um domínio

Domínio é o endereço do seu site.

Para comprar um domínio é fácil, sites como registro.br realizam esse tipo de serviço.

As plataformas também oferecem domínios gratuitos, não recomendamos que os utilize. Além de ser mais difícil divulgá-los, eles não passam segurança de que os usuários precisam para confiar em seu site.

Plataforma certa

Escolha qual sistema você utilizará. Você deve optar pela plataforma mais adequada para atender suas necessidades.

Muita calma nessa hora, analise sua opção, para depois não enfrentar dificuldades em editar as páginas, ter suporte ou adaptá-las a uma nova versão.

Cadastro e Configuração

Em poucos minutos você consegue se cadastrar.

Você apenas precisa escolher entre as versões gratuitas e profissionais, além de informar se usará o seu domínio próprio (já registrado) ou algum fornecido pela própria plataforma.

Para ter acesso a plataforma, depois de cadastrado, os servidores costumam enviar e-mail com usuário e senha, assim, você pode começar a acessar sua plataforma e começar as configurações.

Tema

Nessa etapa, você deverá escolher o layout do seu site.

Você pode optar por um já existente ou pedir que uma empresa o produza para você. Embora seja prático e fácil usar algum modelo já pronto, recomendamos que você procure uma agência para criação de seu tema.

Seu template deve ser responsivo, ou seja, deve funcionar perfeitamente em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, computadores).

Lembre-se: Essa fase é muito importante para seu site. É onde mostra a cara de seu negócio.

Informações

Insira todas as informações necessárias para que seus clientes tenham à sua disposição.

Verificando se todas informações estão corretas, é hora do lançamento. Seu site está pronto.

COMO ESCOLHER A PLATAFORMA CERTA

As plataformas não são todas iguais. Cada uma tem seus prós e contras.

Para escolher de forma mais correta, você precisa definir quais são os objetivos de seu negócio. Você quer atrair mais pessoas para sua empresa? Vender pela Internet? Ou lançar produtos?

Definindo essas questões você deve escolher a melhor plataforma para seu negócio.

PLATAFORMAS MAIS USADAS

Quer acertar na escolha? Você vai conhecer as melhores plataformas para criação de sites. Assim, será mais fácil de você escolher a que combine mais para seu negócio.

 

 

Vamos lá!

Wix

plataforma wix

Você já deve ter ouvido falar na plataforma do Wix, não é mesmo? O Wix é uma da plataformas mais conhecidas para criação de sites.

A plataforma apresenta opções completas para que você construa seu site de forma organizada e simples. Ele permite que pessoas iniciantes no assunto criem sites sem maiores problemas.

O sistema conta com uma grande variedade de templantes.

É possível começar com um pacote gratuito. Porém, com uma limitação muito grande de recursos e espaços. Nesse plano, é impossível ter um domínio próprio. O plano pago, já oferece todos os recursos da plataforma.

Weebly

plataforma weebly

Uma plataforma menos conhecida, mas feita para as pessoas que não tem conhecimento em programação.

Há possibilidade de criar qualquer tipo de site dentro dela.  Tem uma variedade de templantes e a utilização é bem simples.

Existem vários planos e, é preciso prestar atenção na escolha dele, pois isso determinará a quantidade de recursos que você terá disponível.

Existem também o gratuito, mas os recursos são limitados e talvez você terá dificuldade de deixar o seu site da forma que deseja.

Jimdo

plataforma jimdo

A plataforma possui uma grande desvantagem que é não ter grande quantidade de recursos e templantes como existem nos outros sistemas.

Mas, a grande vantagem é que você pode fazer alterações que desejar, independente de onde estiver, pois ela é a única plataforma que tem um aplicativo que permite a realização de mudanças em seu site.

Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de integrá-la ao Dropbox. Você poderá importar seus arquivos facilmente para sua página.

Tem uma grande diferença de recurso entre as versões pagas e free. Recomendamos contratar um dos planos pagos.

Webnode

plataforma webdoone

Muito conhecida no mercado, mas com apresenta recursos mais limitados comparados as outra plataformas.

O Webnode é totalmente fácil de ser utilizado, não é preciso ter conhecimento técnico.

Também há planos gratuitos com recursos limitados, como o de não poder usar seu domínio próprio. Os planos pagos apresentam uma variedade de ferramentas.

Essa opção é uma alternativa para quem busca criar um site rápido e sem muitos recursos.

 

PRINCIPAIS VANTAGENSVANTAGENS

° Atualizações constantes

As plataformas listadas tem atualizações constantes. Quando as melhorias forem implementadas, todos os sites as receberão automaticamente.

° Suporte técnico

Você não precisará contratar algum profissional para fazer manutenção do seu site. As plataformas oferecem um suporte técnico especializado.

° Facilidade de uso 

Sem exigência de programação, você poderá ter uma página para sua empresa na Internet. Geralmente, as plataformas são de fácil utilização e personalização.

PRINCIPAIS DESVANTAGENSDESVANTAGEM

° Opções limitadas

Todas as plataformas com o pacote free, tem um número de opções limitadas para personalizar seu site. Desta maneira, sua dificuldade aumenta para criar um site com a cara de seu negócio e prestar serviço exclusivos.

° Ausência de um projeto

Você terá que adaptar seu negócio com o que já está criado.

Desenvolver o site de sua empresa a partir de um planejamento completo é essencial. Assim sua marca passará as informações ao público como desejar.

° Falta de conhecimento profissional

Não ter conhecimento específico é uma grande vantagem, mas digamos que também é um enorme problema.

As páginas criadas em instantes podem até agradar você, mas não terá todos os itens necessários para que uma página profissional esteja no ar gerando altos resultados.

O público mais exigente e que conhece um pouco mais de Internet notará a falta de recursos que são disponibilizados com a criação de um site profissional por uma agência.

As inovações e facilidades não dispensam o conhecimento de um técnico em marketing e desenvolvedor de sites.


Essas ferramenta são úteis para seu negócio, mas você não deve dispensar o uso de um projeto que entenda as necessidades de sua empresa e de seus clientes.

Lembre-se de que o preço não deve ser um fator principal na sua decisão, uma vez a escolha mal feita, poderá gerar maior trabalho e gastos no futuro. 

Escolhas bem pensadas podem trazer mais lucros para sua empresa.

Procure sempre a opinião de uma agência especializada em criação de sites. Assim, será mais fácil você ter um site objetivo, interessante e útil para seu público.