Instagram retira o número de curtidas das postagens

Tempo estimado de leitura: min

Nesta última quarta-feira (17/07/2019), muitos usuários do Instagram notaram uma diferença na rede: o número de curtidas, também conhecidas como “likes”, nas postagens desapareceu. 

Não se trata de um erro no aplicativo, mas sim uma mudança anunciada ainda em abril deste ano pela empresa.

A experiência faz parte de uma série de medidas anunciadas pelos desenvolvedores para combater práticas nocivas como bullying e o discurso de ódio na rede. 

Não é de hoje que o Instagram sofre duras críticas quanto ao efeito que provoca nas pessoas. Um estudo de 2017 da Sociedade Real para a Saúde Pública apontou a rede como a pior para o bem-estar e saúde mental dos adolescentes. 

Com essa mudança, a empresa espera concentrar o foco da rede no conteúdo das postagens e não em uma disputa por likes e popularidade.

 

O que muda de fato

Instagram retira número de curtidas

A partir de agora, a mensagem que exibia “Curtido por Fulano e outras X pessoas” passará a exibir “Curtido por Fulano e outras pessoas”, sem mostrar o número total de curtidas.

Apenas o dono do perfil será capaz de ver o número total de curtidas. Os outros perfis continuam sendo capazes de ver quem curtiu, mas não o número total (a não ser que contem um por um).

A empresa afirma que, por ora, a mudança é um teste, portanto pode reverter a decisão a qualquer momento. Porém como a decisão funcionou no Canadá, é provável que seja implementado no mundo todo. 

O que você achou da mudança? Gostou ou não gostou?