Domínio para um site

Saber como escolher o domínio para um site é um fator importante para divulgar sua empresa na internet. Mas afinal, você sabe o que é um domínio?

Domínio, também conhecido com endereço eletrônico ou URL, é nome do seu endereço na Internet, o que vai identificar sua empresa. É o que aparece depois do www. em sites ou após o @ nos e-mail.

Até aqui parece simples.

Mas, escolher um bom nome não é fácil, pois é a forma como as pessoas vão lhe encontrar e se lembrar do seu negócio ou de você.

Muitas vezes, os empreendedores são tentados a utilizar nomes atrativos mas que não somam nenhum valor ao empreendimento.

Se você possui uma empresa, fica um pouco mais fácil: utilize o nome corporativo para estabelecer sua presença online. Porém seja em websites pessoais ou profissionais, a escolha do nome de domínio é fundamental e deve ser pensada muito antes da definição do site em si.

Além de representar bem o que você quer comunicar, é importante que a URL criada seja curtaamigável e fácil de lembrar.

Composição de um domínio

Um domínio é composto das seguintes partes: nome do domínio, categoria e código do país.

Nome do domínio

Como já citado anteriormente, o nome do domínio corresponde ao nome do seu site, e está normalmente associado à sua marca, projeto ou empresa.

O nome dos domínios podem ter no mínimo 2 e no máximo 26 caracteres, não podem começar ou terminar com hífen. Caracteres acentuados são permitidos, mas não são recomendados. O registro não diferencia letras maiúsculas e minúsculas.

Categoria

A categoria ou TLD (top level domain) corresponde ao segmento do site, indicando se é um endereço eletrônico voltado para a área comercial, educação, governo, entre outras opções.

A categoria .com.br é a mais utilizada no Brasil. Mas existem mais de 250 domínios de primeiro nível, como exemplo podemos falar do .net, .org, .biz, .info, .edu, .gov, .mil, .travel, entre outros.

Neste artigo disponível no Wikipédia é possível verificar outros níveis primários.

Código do País

O código do país não é obrigatório, é opcional. A sigla como próprio nome diz, indica o país de origem do domínio.

No Brasil, todos os domínios terminados em .br são gerenciados pelo Registro.br

Mas lembre-se: Não basta apenas um domínio para o funcionamento de um site.

 

Veja algumas dicas simples de como escolher um domínio

Seja autêntico!

O nome de domínio é o seu nome na Internet, a forma como as pessoas vão lhe encontrar e se lembrar de você ou de seu negócio.

É importante lembrar que, depois que um domínio é registrado, não é possível mudá-lo e por isso você deve pensar com cuidado em qual nome escolher. O usuário deverá digitar corretamente o domínio pois se errar uma simples letra não conseguirá chegar até o site.

Por isso a melhor dica é: SEJA AUTÊNTICO! Mantenha uma identidade própria, com uma marca própria, nada de copiar!

Pesquise antes!

Quer garantir que o seu nome será um sucesso? Faça alguns testes e pesquise.

Mas antes faça uma lista com diversas opções, confira se estes nomes estão disponíveis, pois existe uma grande chance de que alguns dos nomes que escolher não esteja disponível porque outra pessoa já o utiliza.

Se o endereço não estiver disponível você pode optar por usar termos relacionados à sua área de atuação, há alternativas no mercado!

Escolha a extensão apropriada!

Hoje já existe uma série de opções de extensões para registrar seu endereço, os mais tradicionais são .com e .com.br os quais são os mais disputados e também os mais recomendados, por serem mais fáceis de se lembrar.

Mas, como saber qual categoria usar para o seu domínio? Vamos listar as categorias mais usadas oferecida pelo Registro.br:

COM.BR – Atividades comerciais
NET.BR – Atividades comerciais
IND.BR – Indústrias
BLOG.BR – Web logs
EDU.BR – Instituições de ensino superior
ADM.BR – Administradores
ADV.BR – Advogados

Teste seu novo domínio!

Após escolhido e verificado se está disponível é hora de testá-lo!

Uma dica interessante é na hora de escolher quais termos usar, peça uma ajudinha aos buscadores. Existe um buscador chamado Google Trends, onde é possível saber quais são as palavras mais buscadas pelos internautas na hora de pesquisar sobre um tema.

Feito isso, peça para amigos e colegas digitarem e pronunciarem o endereço para identificar possíveis dificuldades. Veja como as pessoas reagem à sua ideia, tanto de forma escrita como em voz alta. Avalie se o domínio funciona na prática antes de bater o martelo.

E por último… Registre!

Seguiu todas nossas dicas de como escolher um domínio? Já escolheu um bom nome para a sua loja? Agora é só registrar!

Para conhecer mais sobre o serviço de domínios entre em contato conosco, nós tiraremos suas dúvidas e ajudaremos você e sua empresa a terem um endereço personalizado.