Como criar um Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta voltada para quem quer aumentar a relevância do seu negócio. Seja virtual ou físico, o empreendimento pode tornar-se mais atraente e chamar a atenção de clientes de forma muito simples. Essa ferramenta pode realmente dar um upgrade em seus negócios? O nome dessa ferramenta, em inglês, é Google My Business.

Ela é um conjunto de funções que o Google oferece de forma gratuita para divulgar de forma mais eficaz diversos tipos de negócio. Aumento do alcance, melhora na interação e maios contato com o público alvo são possíveis com ela. As funcionalidades dessa ferramenta já eram oferecidas pelo Google, mas aqui elas foram reunidas para maior praticidade.

Otimização e simplicidade foram os objetivos dessa ação. A ferramenta Google Meu Negócio é ideal para negócios locais e negócios online. Exemplos de negócios locais são escritórios, lojas de cosméticos, restaurantes, academias. Exemplos de negócios online são e-commerce e estabelecimentos com compra e entrega.

Como o Google Meu Negócio faz isso?

Existem quatro funções fundamentais da ferramenta que devem ser o foco da atenção do usuário. A primeira delas é a estatística. Ela oferece acesso de todas as informações de pesquisas, visitas e navegabilidade que a página da empresa do usuário oferece. Isso é uma visão bastante privilegiada de coo o público do seu negócio está vendo a página. Assim, é possível determinar os pontos fortes e os pontos fracos da página que representa seu empreendimento.

Outro fator é a interação, que proporciona informações sobre a qualidade do desempenho do atendimento, fornecimento de produtos, serviços oferecidos, entre outros. Assim, é possível criar um feedback do consumidor para você. Esse fator também inclui a possibilidade de responder, esclarecer e receber sugestões. O resultado do uso desse fator é a maior proximidade dos seus clientes.

Há também a presença digital, que é a criação automática de uma página do negócio no Google+. A partir daí, a página vai ganhando seguidores na rede social e você pode usá-la também para compartilhar e distribuir informações pertinentes para quem o segue. Fotos do empreendimento, produtos, horários, promoções podem ser atualizadas ali.

A ferramenta também permite a constante atualização dos clientes quanto ao que você oferece. Por isso é pertinente ficar atento às mudanças e ir informando os clientes com a ferramenta. Endereços, horários, produtos e segmentos atendidos, entre outros itens são relevantes.

Criar um Google Meu Negócio é muito fácil. Basta acessar a página google.com/mybusiness e usar e-mail e senha do seu negócio, preenchendo passo a passo como o site vai indicar de forma bem clara e simples. Apenas tenha o cuidado de já ter em mãos todos os dados da sua empresa para preencher os espaços necessários. O único passo que não é feito de forma virtual é o código de autenticação, que é enviado via correspondência física e precisa ser confirmado em até 30 dias.

Marketing Digital
Marketing Digital

Quer saber como fazer o Google Meu Negócio trabalhar a seu favor? Acesse nosso blog.