Aumente o desempenho nas mídias sociais usando a psicologia

A mídia social é, sem dúvida, um dos principais canais para o envolvimento com o cliente. Segundo os relatórios, o uso das redes sociais ocupa cerca de 28% da internet.

No entanto, apenas porque o seu conteúdo é publicado nas redes sociais, não significa que você tenha um envolvimento adequadoDe fato, ter uma grande quantidade de seguidores não garante o aumento nas conversões ou nas vendas.

Infelizmente, as redes sociais estão cheias de distrações que podem impedir o público-alvo de ouvir sua mensagem. Há vídeos de animais fofos, e caricaturas, mensagens privadas de parentes e muita socialização. Claro, também há concorrentes que podem roubar a atenção do seu público alvo.

Com o passar do tempo, as empresas tiveram que ser criativas com suas campanhas de redes sociais. Quando se trata de usar emojis para pedir pizza ou se hospedar, as marcas precisavam de uma maneira de criar uma reação positiva na comunidade social.

Prova Social

Se uma publicação específica, por exemplo, tem milhares de likes e compartilhamentos, as pessoas tendem a confiar na informação e na fonte. Percebendo essa tendência, as empresas aproveitam a oportunidade para construir uma prova social que estabelece sua credibilidade como provedor de informações.

Especialistas em marketing digital identificam cinco tipos de prova social:

  1. Prova Social de Celebridade – Interação de pessoas famosas, como atores e celebridades.
  2. Prova do Usuário – Avaliações positivas ou testemunhos de clientes passados.
  3. Especialista em Prova Social – Aprovação de especialistas em assuntos e outras autoridades em um público alvo.
  4. Amizades próximas – Recomendações de amigos, familiares e pessoas confiáveis.
  5. A Sabedoria das Multidões – Prova em números (curte, comenta, compartilha, etc.).

De todos esses tipos de prova social, a sabedoria das multidões é uma das mais simples de se obter. Tudo o que você precisa é uma ferramenta de redes sociais que permite exibir o número de compartilhamentos ou curtidas do seu conteúdo.

Basta lembrar que esta estratégia pode ser uma espada de dois gumes.

Se um número razoável de likes pode criar confiança, ter zero pode desencorajar o público até mesmo ler seu conteúdo.

Quanto aos outros tipos de prova social, cada estratégia requer muita pesquisa, planejamento e divulgação. Ao alavancar a credibilidade dos influenciadores, você pode ganhar instantaneamente o envolvimento das redes sociais, a exposição e uma maneira de ganhar parte da confiança da audiência.

Senso de Urgência

O medo pode ser uma emoção muito poderosa e convincente. Além de perder alguma coisa, a maioria das pessoas tem medo de perder oportunidades importantes. Eles não querem ser deixados de fora; especialmente quando se trata de algo que realmente valorizam.

Você pode aproveitar esse medo inspirando a sensação de urgênciaUma estratégia testada no tempo é criar ofertas de tempo limitado que ofereçam ao público duas opções – ganhar ou perder.

Outra estratégia é focar o negativo. Por exemplo, se sua empresa vende soluções de segurança on-line para empresas, então você pode enfatizar os perigos de ser vulnerável a ameaças de segurança, como a perda de dados e uma reputação arruinada.

Conteúdo Visual

Numerosos estudos mostraram o vínculo entre o conteúdo visual particular e seu efeito na taxa de conversão de um site. Esses estudos analisam diferentes elementos visuais, como cores, tipografia e fotografias.

Tenha em mente que a psicologia visual tem inúmeras aplicações. Ao determinar as necessidades específicas do seu negócio, você deve ser capaz de criar uma estratégia que funcionará para você. Na transformação das cores, por exemplo, usar as cores azul, roxo e verde pode ajudar a atrair a atenção do público feminino. A cor azul também geralmente revela “autoridade”, e pode ser usada para cultivar a confiança dos usuários.

Outra estratégia é usar imagens humanas para chamar a atenção do seu público. Lembre-se de que os humanos são atraídos para o olhar de outras pessoas. Portanto, você pode usar fotos humanas para destacar elementos individuais, como realizar ações ou ofertas especiais.

Quando se trata de postagens de redes sociais, sinta-se livre para combinar diferentes cores e elementos visuais para alcançar o efeito desejado. Além de sites de compartilhamento de imagem como Pinterest e Instagram, você também pode aplicar psicologia visual em imagens destacadas que são compartilhadas em redes como o Facebook e entre outras.

Forneça Material Atrativo

Por fim, nada motiva a ação mais do que a promessa de recompensas. Tome nota que, antes de cada conversão, os usuários precisam saber o que há para ele. Dando-lhes uma resposta direta na forma de descontos, brindes, promoções e recursos gratuitos é uma excelente maneira de aumentar o engajamento nas mídias sociais.

Uma regra geral ao tentar aumentar o desempenho das redes sociais e oferecer algo que seja altamente atraente para o público-alvo. Lembre-se de que mesmo as táticas abusadas, como os ebooks gratuitos e os cupons de desconto, ainda são muito úteis para gerar engajamento. Embora não seja necessário recorrer a palhaçadas únicas para chamar a atenção do seu público, você deve estar disposto a explorar novas ideias, como deixá-las decidir onde fazer uma doação de caridade ou apresentá-las no seu blog corporativo.

Conclusão

Tome nota de desempenho das redes sociais é tudo sobre a ação inspiradora, e não apenas as impressões. Ao tocar em desencadeantes psicológicos, você pode ajudar sua marca a se destacar de todo o barulho e ser visível no espaço social.