Adolescentes estão perdendo interesse pelo Facebook.

O Facebook está perdendo público jovem com o passar dos dias e dando preferência para outras plataformas e mídias já conhecida de todos.

Um novo estudo conduzido pelo Pew Research Center mostrou que, hoje em dia, a plataforma social preferida dos adolescentes é o YouTube, enquanto o Facebook continua caindo no que diz respeito à escolha dos mais jovens.

Entre os dados da pesquisa, vemos que 85% dos adolescentes entre 13 e 17 anos preferem o YouTube, que é seguido pelo Instagram (72%) e Snapchat (69%). Já quanto ao Facebook, que ainda é a maior rede social do mundo, com 2 bilhões de usuários ativos, a popularidade entre a garotada está em declínio: em 2015, a pesquisa mostrou que a plataforma era usada por 71% dos jovens pesquisados, mas em 2018 esse número caiu para 51%.

Paralelamente, a pesquisa também perguntou quais redes sociais os jovens usam com mais frequência, independente da preferência. Aqui, o Snapchat ganha, com 35%, seguido pelo YouTube (32%) e Instagram (15%). O Facebook aparece em quarto lugar, com 10%.

E as atualizações das versões mobile das redes sociais têm sua parte nesse cenário. É que, ainda segundo o estudo, 95% dos adolescentes hoje têm acesso a um smartphone conectado à internet, contra 73% registrado em 2015. 45% dos adolescentes disseram estar online “boa parte do tempo”, ainda por cima.

Entre as redes sociais que os jovens de 13 a 17 anos menos gostam de usar, além do Facebook, estão o Twitter (32%), Tumblr (9%) e reddit (7%). Portanto, sendo o YouTube, o Instagram e o Snapchat as plataformas sociais favoritas dos adolescentes em 2018, podemos concluir que o que os jovens querem mesmo é curtir vídeos e fotos em redes sociais, uma vez que estas mídias são exatamente o foco das plataformas mais populares entre a moçada.

O estudo completo pode ser conferido no site do Pew Research Center.

Fonte: The Verge