Hoje, mais do que nunca, a frase “quem não está na internet, não existe” se mostra uma verdade incontestável.

Somente o Brasil possui 181 milhões de usuários da internet, o equivalente a 69,8% da população, dos quais pelo menos 90% pesquisam online antes de realizar uma compra. Portanto, ser encontrado na internet é de extrema importância para conquistar novos clientes e manter os atuais.

Hoje iremos abordar as maneiras como você pode estabelecer sua presença online para ser encontrado pelos clientes e concretizar vendas.

1. Monte uma estratégia

O planejamento é indispensável para criar um marketing digital de sucesso. Ele garante que o investimento será feito no local e na quantidade correta.

É necessário descobrir quem é a sua audiência e em quais canais ela está e de que forma consome informações. Defina a sua persona, o seu público alvo. Dessa maneira é possível conhecer os hábitos, preferências e o que influencia o seu cliente potencial a decidir em comprar um produto.

Com isso você consegue realizar uma estratégia de marketing, definindo os locais e conteúdos que deve produzir para atingir os interessados naquilo que tem a oferecer.

2. Google Meu Negócio

Antes de mais nada, crie o perfil da sua empresa no Google Meu Negócio.

Sem custo, ele possibilita colocar dados como endereço, formas de contato e horário de funcionamento do negócio.

Dessa maneira, quando o cliente que esteja na região da sua empresa realizar uma pesquisa sobre algo relacionado a ela, por geolocalização você potencialmente aparecerá localizado no topo da página.

E pesquisando sobre a sua empresa, terá esses dados de forma fácil e rápida para entrar em contato.

Com o perfil criado, os atuais clientes podem colocar fotos e dar sua opinião, aumentando a credibilidade da sua empresa.

3. Redes Sociais

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não possua um perfil em pelo menos uma rede social. Devido a isso, elas são uma ótima maneira de comunicação com o público.

Descubra qual rede é usada pelo seu cliente: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, LinkedIn?

Provavelmente você terá que realizar marketing em mais de uma, mas cuidado para não investir muito em um local onde seu cliente não está.

A principal características das redes sociais é a criação de relacionamentos por conta da proximidade que ela proporciona.  Portanto, os seus conteúdos devem ser interessantes ao usuário. Ficar falando somente sobre o seu produto não irá funcionar.

Para ter um bom engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos) é necessário criar um ótimo conteúdo, que seja útil e agregue ao dia a dia das pessoas.

Além disso, crie mecanismos de monitoramento para acompanhar os resultados e analisar o que está funcionando e o que não está.

Lembre-se que cada rede possui suas particularidades, portanto o que funciona em uma pode não funcionar em outra. Por isso a importância da estratégia para saber o que criar e para onde criar.

4. Site e Blog

O site é uma das melhores maneiras de divulgação online. Ele demonstra profissionalismo, estabelecendo credibilidade a sua empresa.

Um cliente procurando sobre um produto ou serviço online com certeza irá ter mais confiança naquele que apresenta a sua empresa por meio de um site bem feito.

Além disso, você pode colocar uma sessão de blog no site e criar conteúdos relevantes para o cliente, mostrando autoridade e entendimento sobre o assunto.

E com bons conteúdos no blog, é possível compartilhar nas redes sociais, promovendo uma integração e aumentando o acesso ao site.

Porém de nada adianta ter um site se ele não está otimizado para aparecer nos mecanismos de busca, como o Google.

Por meio de técnicas de otimização, como o SEO, você garante que seu site/blog estará na primeira página do Google, garantindo acessos orgânicos (não pagos) a ele.

Mas é realmente necessário estar na primeira página? Sim! 75% dos usuários nunca chegam a segunda página. Então para ser encontrado, você deve estar entre os primeiros colocados.

5. Links Patrocinados e Anúncios

Os anúncios e link patrocinados da internet são o equivalente aos panfletos e outdoors do mundo offline. Neles você paga para ser divulgado, mas com um custo bem reduzido em relação às formas tradicionais.

Esses links são vinculados em outras páginas, geralmente alguma relacionada a seu negócio. Assim o usuário pode encontrar seu produto ou serviço em outros blogs e sites que seguem.

Anúncios pagos do Google também ficam posicionados nas primeiras colocações, em um espaço reservado a eles.

Já no caso das redes sociais, cada uma possui suas próprias regras, mas de forma geral o conteúdo patrocinado é inserido no meio do conteúdo normal que o usuário segue.

Uma grande vantagem dos anúncios pagos online sobre os meios offlines é a capacidade de ter controle sobre o anúncio. Você consegue controlar qual o público que quer atingir e mensurar quais os resultados que está obtendo com a propaganda.

Nós podemos te ajudar!

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