3 Principais pontos para criar um site

Muitos devem achar que para criar um site, sua empresa precisa de conhecimentos técnicos e terá vários custos como manutenção de site, atualização e nem sempre é bem assim.

Para colocar sua empresa na internet é necessário ter em mente 3 passos básicos

Primeiro passo para ter um site é definir o domínio!

criando um nome para seu site

O registro do domínio será seu nome na internet, ex: www.seunomenainternet.com.br, podendo variar as extensões conforme necessário.

Os domínios mais usados são os que finalizam em .com, .com.br e .ind.br tendo apenas um custo anual. Isso servirá para as pessoas encontrarem você ou sua empresa na internet.

Para fazer o registro do seu domínio nacional (.com.br) recomendamos o site www.registro.br, ele tem um custo anual e garante seu nome na internet.

Segundo passo, escolher um servidor de hospedagem.

definindo o tipo de hospedagem

Assim que definido o domínio do site é necessário escolher um servidor que será hospedado para disponibilizar seu site para o mundo.

Essa hospedagem geralmente tem custos mensais, isto permitirá que o seu site esteja disponível na internet a qualquer momento e em qualquer hora do dia.

Ele armazenará todas as fotos, textos, informações da empresa e também contas de e-mail profissionais.

Existem diferentes valores e tipos de serviço de hospedagem, abaixo listamos os principais

  1. Hospedagem Compartilhada: Na hospedagem compartilhada, um mesmo servidor pode abrigar centenas de sites. Sendo assim, cada site dentro do servidor possui uma determinada cota de memória, espaço em disco, etc. Isso significa que o site terá um desempenho menor, quando comparado à hospedagem dedicada. Ao mesmo tempo, o custo da hospedagem também será inferior.
  2. Hospedagem Dedicada: Enquanto na hospedagem compartilhada o servidor é utilizado por diversos sites, na dedicada o seu site terá o servidor inteiramente disponível. A hospedagem dedicada possui um custo mais elevado, entretanto oferece maior segurança para os sites que possuem um alto número de acessos simultâneos.
  3. VPS: É a sigla para Virtual Private Server, ou seja, Servidor Virtual Privado. Neste tipo de hospedagem, os usuários compartilham um servidor, mas cada servidor privado fica isolado do “servidor ao lado”, o que afeta menos o desempenho do site.

Último passo, desenvolver seu site.

planejando e criando o site

Com a estrutura organizada agora é hora de botar a mão na massa e pensar como será sue site.

Existem diversas formas de criar seu site desde gratuito até um site profissional.

Sites gratuitos geralmente requerem um certo conhecimento para começarem a funcionar, temos um artigo que explica algumas vantagens e desvantagens de um site grátis.

Outra opção é contratar uma agência especializada em desenvolvimento web que pode entender suas necessidades e te guiar nesse caminho da melhor forma.

Definido como será feito o site, agora é hora do visual e funcionalidades que seu site irá ter como:

  • Página institucional
  • Notícias e novidades
  • Formulário de contato
  • Banners
  • Localização
  • Blog
  • Vídeos
  • Área restrita
  • Produtos

Lembrando que o valor para a criação do site geralmente está atribuída a quantidade de páginas.

Você pode ter um site gerenciável, onde você mesmo pode cadastrar o conteúdo  sem precisar de ajuda de profissioanais.

 


Com esses 3 passos você já sabe o que sua empresa precisa percorrer para estar na internet.

É muito importante frisar que o somente ter um site não garante o sucesso da sua empresa.

 

Alguma dúvida sobre sites, ou tem um projeto em mente, deixe seu comentário ou nos mande uma mensagem, teremos o prazer em responder.