Criamos 14 ideias de publicações para Facebook pensando em te ajudar a criar postagens interessantes e que atraiam mais seguidores e negócios.

Não é novidade que o Facebook é a maior rede social do mundo, mas já parou pra pensar em como sua empresa aparece na rede social? E o que postar na página de seu negócio?

Boa parte das empresas que têm uma página na maior rede social do mundo, enfrenta o problema de não saber o que postar na sua fanpage.

Um dos pilares da fórmula do sucesso no Facebook, é a postagem com frequência, pelo menos 3 vezes por semana.

POR QUE É IMPORTANTE PUBLICAR CONTEÚDO DE QUALIDADE COM CONSTÂNCIA?

Se você publicar frequentemente posts bacanas, focados no público-alvo do seu negócio, aumenta consideravelmente as chances do seu conteúdo ser compartilhado e, com isso, conseguir divulgação gratuita da sua marca na rede. O resultado, é o crescimento da sua base de fãs de qualidade e mais negócios gerados a partir da plataforma.

O Facebook está cada vez mais limitando o percentual de seguidores que recebem as publicações de uma página sem que você pague por isso. Publicações frequentes, que tenham um bom engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos) agem positivamente seu EdgeRank. Aumentando esse percentual de distribuição gratuita do seu conteúdo, conta pontos para sua fanpage.

Publicar frequentemente é uma forma de ter sua marca sempre na mente de seus clientes.

Porém, a pressão de ter que publicar a qualquer custo e bater a meta de posts semanais, as vezes barra nossa criatividade.

Muitos caem em 3 erros comuns:

  • Publicar qualquer coisa, só para conseguir curtidas a todo custo.
  • Deixar de publicar frequentemente.
  • Só publicar publicidade.

O QUE PUBLICAR NA MINHA PÁGINA?

AQUI TEMOS 14 IDEIAS DE PUBLICAÇÕES PARA FACEBOOK

Tá perdido e não tem ideia do que postar em sua página? Para ajudar, separamos uma listagem com 14 ideias de publicações para Facebook que você precisa saber para colocar esse aprendizado em prática na sua empresa.

Vamos lá?

CITAÇÕES, FRASES E CONTEÚDOS MOTIVACIONAL

Frases de gente famosa, todos adoram. Citações inspiram e dialogam diretamente com o lado pessoal dos usuários do Facebook.

Os seguidores se expressem com esse tipo de publicação, por isso, geralmente tem muitos compartilhamentos. E essa “necessidade de expressão” é uma das coisas que nos fazem fiéis das redes sociais.

Ajudar seus seguidores, em um mundo (e Facebook) que há muito negativismo, a se motivarem em busca de seus objetivos é muito bem visto.

DICA EXTRA: Se possível, fazer uma montagem bacana, com uma tipografia interessante, gerando uma imagem legal para o post. Isso é mais forte do que fazer uma simples postagem textual.

BASTIDORES: O DIA A DIA DO SEU NEGÓCIO

Mostre quem é seu time. Compartilhe fotos de seus colaboradores e de confraternizações internas. Poste fotos do seu escritório, do processo de fabricação dos seus produtos ou de sua logística.

Os seguidores têm curiosidade em saber quem está por trás das telinhas. As pessoas gostam de se comunicar com outras pessoas, não com negócios. Isso ajuda a construir confiança e relacionamento de longo prazo com seus seguidores.

FOTOS UTILIZANDO SEUS PRODUTOS OU HISTÓRIAS DE SUCESSO DE SEUS CLIENTES

Convide seus clientes a enviarem fotos e depoimentos a respeito de seus produtos, pelo próprio Facebook ou ainda monitorando hashtags relacionadas a sua marca nas mídias sociais.

Desfrute do material…

… uma loja de roupas femininas pode compartilhar em sua Fanpage a foto de uma cliente usando um look da loja.

… um consultório odontológico pode postar a foto de uma paciente do antes e depois das sessões de clareamento.

… uma agência de viajem pode postar uma foto de seu cliente aproveitando suas férias

DICAS E FORMAS DE USO DO SEU PRODUTO

Imagina uma hamburgueria. Em sua Fanpage, ela poderia postar a foto de um de seu lanche, seu preço e características. Isso provavelmente soaria a seus seguidores como propaganda, certo?

Nada de errado com isso, mas que tal uma alternativa mais interessante? Em uma quinta-feira essa hamburgueria poderia postar algo como: “O fim de semana está chegando! Já está pensando no prato do domingão junto a família? Que tal passar por aqui? Uma excelente ideia! ”

Muito menos comercial não é mesmo?

Da mesma forma, uma empresa de maquiagens, pode postar em sua página do Facebook um passo a passo completo de uma make com sugestões de como combinar com vários vestuários femininos.

 CURIOSIDADES DO SEU NICHO

As pessoas adoram curiosidades.

Sempre contextualize as curiosidades dentro de seu nicho de mercado.

Uma construtora pode postar em seu Facebook algo como “Você sabia que o maior prédio do mundo, 160 andares, demorou apenas 2 anos para ser construído? ” Uma pizzaria poderia criar um post falando sobre a origem da Pizza Portuguesa. Já um salão de beleza poderia fazer uma publicação do tipo “Você sabia que os brasileiros ocupam o 2º lugar do ranking de maiores consumidoras mundiais de cosméticos? ”

Aaah! E tente sempre utilizar uma imagem legal para acompanhar a postagem!

 FAQ

Para evitar as dúvidas frequentes de seus clientes, você pode criar posts informativos.

São vários caminhos para coletar essas dúvidas:

  •  Pergunte a sua equipe de atendimento quais são as dúvidas mais recorrentes dos clientes. 
  •  Pesquise comentários recebidos em sua Fanpage. 
  •  Busque por questionamentos comuns dos usuários sobre seu nicho.

 DATA COMEMORATIVAS / EVENTOS

Feriados e datas comemorativas, principalmente aquelas relacionadas ao seu nicho, são de bastante interesse aos seguidores. Compartilhe sempre uma citação, um cumprimento relacionado a data ou uma imagem, com um ‘toque pessoal’.

Eventos das suas áreas como feiras, encontros e congressos também podem ser utilizados.

 GRÁFICOS E PESQUISAS

Gráficos ou infográficos são maneiras claras e didáticas de expor informações essenciais. Por economia de atenção, não é de se estranhar que muitas pessoas prezem essa forma prática de adquirir conhecimento.

Leia a matéria completa aqui.

Fazer postagens com pesquisas e dados estatísticos no formato de imagem, também tem um forte apelo. Uma empresa no setor agrícola poderia transformar uma pesquisa do crescimento do PIB no Brasil em uma imagem legal, utilizando uma pela tipografia, como: “Agronegócio contribui com 23,5% do PIB em 2017, estima CNA.” Fonte: G1

Nota: SEMPRE cite a fonte da pesquisa!

 HUMOR, BRINCADEIRAS E VIRAIS

Já passou o tempo em que as marcas se comunicavam com seu público utilizando somente a ‘voz empresarial’.

As pessoas amam rir. Que tal criar um post engraçado, alguma brincadeira ou embarcar na onda dos milhares de memes e virais que invadem todas as semanas na internet e mostrar seu lado mais engraçado? E afinal, quem não gosta de um meme?!

Você pode criar uma versão de algum meme relacionando-o a sua marca, ou pode também, utilizar algum fato divertido presente no cotidiano do seu público.

O único cuidado aqui é não entrar em ‘campos minados’ como religião, política e tabus, para que ninguém seja ofendido.

CRIE LISTAS

Lista, é um tipo de conteúdo fácil de ser digerido, além de despertar a curiosidade das pessoas. Alguns exemplos:

  •  Fanpage de uma Loja de Biquínis – “5 modelos de Biquínis que vão bombar nesse verão”
  •  Fanpage de uma Academia – “Desafio da Semana Saúdavel, 5 passos.”
  •  Fanpage de uma Agência de Marketing – “10 ideias de conteúdos para Facebook”

Crie uma imagem legal com o título da sua lista e insira o conteúdo textualmente na postagem.

PROMOÇÕES E DESCONTOS EXCLUSIVOS PARA SEGUIDORES

Ofereça um desconto exclusivo para quem já é seguidor da sua página. O motivo do desconto? Pelo simples fato deles serem seus seguidores.

  • “Salve a imagem, mostre para a gente no caixa e ganhe 10% de desconto! ”

Muitas pessoas interagem com marcas e páginas nas mídias sociais a procura de cupons ou promoções.

MARCOS ATINGIDOS

Os seguidores têm curiosidades em saber mais sobre os bastidores do seu negócio. Prova disso é que a página “Sobre” é uma da mais visitadas de grande parte dos sites empresariais. (e afinal, você já conhece sobre nossa Agênica? caso negativo, clique aqui)

Datas e marcos importantes atingidos, como aniversário da empresa ou quando você atingir um grande número de seguidores no Facebook, celebre sempre junto com seus seguidores.

TRECHOS DE POSTS DO BLOG DA SUA EMPRESA

Seu negócio possui um blog? Então seu desafio de criação de conteúdos de qualidade talvez seja duplicado. Que tal aproveitar toda a pesquisa que você fez para criar aquele post e derivar algumas publicações legais para sua Fanpage?

Você pode puxar trechos, citações, estatísticas ou gráficos relevantes e apresenta-los de uma maneira diferente no Facebook, além de estar atraindo visitas para seu site.

VÍDEOS CURTOS

Os vídeos estão ganhando cada vez mais espaço e isso parece ser inconvertível.

Você pode gravar vídeos curtos de boa qualidade com seu próprio smartphone e postar dicas curtas para seu público, novidades do seu mercado ou da sua empresa, gravar pequenas entrevistas com pessoas relacionados ao seu nicho ou até mesmo o processo de criação do seu produto.

E porque não pensar na ideia do GIF? Um vídeo curto que está alcançando grande público.

Espero que tenham gostado das ideias de publicações para Facebook, se tiverem alguma dificuldade ou interesse em mais algum tema deixem seu comentário abaixo que estaremos criando novos artigos explicando como sua empresa pode se destacar no mundo online ou entre em contato diretamente conosco.