Vantagens e desvantagens de criar um site gratuito

Criar um site gratuito é cada vez mais comum entre os usuários da web. Existem muitas plataformas gratuitas que, a cada dia, têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de desenvolvimento de sites. Mas você sabe quais as principais vantagens e desvantagens de criar um site gratuito? As principais vantagens são a facilidade de mexer na plataforma e o fato de não ter nenhum custo inicial. Mas preste atenção, pois existem desvantagens: criar um site gratuito pode acarretar problemas para a imagem do seu negócio.

Vantagens

O fato é que criar um site gratuito é ideal para quem deseja ter um site para estar no mercado, mas não possui dinheiro para contratar um profissional que possa fazer este serviço. O serviço é grátis e não possui nenhuma mensalidade. Esta, com certeza, é a principal vantagem. Logo, os domínios e hospedagens também são grátis. Os serviços são online, o que não necessita de hospedagem. Com isso, os domínios não possuem custo algum. Além disso, é também a forma ideal para quem quer desenvolver o seu site completamente sozinho, sem a ajuda de terceiros como agências ou freelancers.

As plataformas gratuitas são muito simples e qualquer pessoa pode mexer. Não é necessário entender de design, nem de programação. A única coisa que você precisa fazer é organizar todo o conteúdo do seu site para colocar na rede. Você pode escolher ter um site estático ou um que tenha um blog, por exemplo, onde você poderá atualizar sempre que achar necessário.

Desvantagens

Mas existem as desvantagens ao decidir criar um site gratuito. A primeira delas é que se trata de uma plataforma bastante limitada. Quando você contrata um designer para desenvolver um site, ele pode personalizar o layout e criar ferramentas exclusivas. As plataformas de sites gratuitas não permitem esse diferencial, todos os temas usados por ela são padrões para todos os usuários. O mesmo vale para os domínios: você irá carregar o nome da plataforma utilizada no seu site. Por exemplo: seusite.wix.com.

Outro ponto negativo é que o seu site corre o risco de sair do ar por conta de problemas enfrentados pela plataforma ocasionalmente, o que não acontecerá num serviço pago com frequência. Se isso acontecer num serviço de hospedagem pago, por exemplo, você pode ligar e pedir a solução para o problema enfrentado para que resolvam imediatamente.

Plataformas de sites gratuitos também usam todos os sites que nela estão hospedados como uma forma de exibir anúncios de parceiros em todas as suas páginas. Ou seja, não é nada agradável ter anúncios no seu site o tempo todo, né?

No fim das contas, existem muitas desvantagens ao se criar um site gratuito. Por mais que seja simples e de graça, o ideal é se capitalizar e contratar uma agência para ajudar no desenvolvimento do seu site. Quer saber como podemos ajudar você?

Entre em contato com a AZZ Agência de Marketing Digital. Temos pacotes econômicos e que cabem tranquilamente no seu bolso! Confira e faça a diferença no mundo da web!