SEO: como fazer seu blog ser encontrado nos mecanismos de busca?

Tem dúvidas sobre como fazer seu blog ser encontrado nos mecanismos de busca através do SEO? A produção de conteúdo para blogs é extremamente importante para uma empresa.

É a partir de um blog que a marcar ganha mais encontrabilidade e espaço na internet. Mas, não adianta publicar conteúdos de qualidade se não há o uso de técnicas de SEO. Afinal, sem elas, o blog e até mesmo seu site não seriam encontrados nos mecanismos de buscas – como o Google.

O que é SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou seja, estratégias de otimização de sites para mecanismos de buscas. Em outras palavras, as técnicas de SEO fazem com que um site fique melhor rankeado nos resultados de uma pesquisa.


Trabalhar com SEO é importante para aumentar a encontrabilidade de uma página. Sendo assim, haverá o aumento de tráfego orgânico e, por consequência, mais leads e mais vendas.

Atualmente, ao produzir conteúdo para a internet deve-se levar em consideração dois tipos de “leitores”. O primeiro dele é o público, ou seja, a audiência de um blog. Já o segundo é o próprio Google (o principal mecanismo de busca).


Há diversos robôs na plataforma que avalia, a partir do SEO, se um artigo tem qualidade ou não para o público. Portanto, se os robôs avaliarem negativamente uma postagem de um blog, as pessoas terão mais dificuldade em encontrar determinado artigo na internet.

Técnicas de SEO para mecanismos de buscas


Há inúmeras técnicas de SEO para aplicar em um blog. Mas, no cotidiano de uma empresa, é impossível lembrar de todas na hora de publicar um artigo. Entretanto, algumas delas são essenciais para os mecanismos de buscas. Confira:

  • Palavra-chave

As palavras-chave são os termos mais pesquisado na internet e que possuem relação ao nicho e tema do artigo. Esses termos podem ser encontrados em ferramentas do Google ou outras plataformas.
Essas palavras-chave devem aparecer no texto e, principalmente, no título, subtítulos e primeiro parágrafo. Isso fará com que o artigo tenha mais destaque nos mecanismos de buscas.

  • Subtítulos e listas

É importante usar subtítulos e títulos para as estratégias em SEO. Dessa maneira, há uma quebra no texto, que não fica um único bloco. Os mecanismos de buscas do Google favorecem textos assim devido à legibilidade.

  • Imagens

As imagens também são estratégias assertivas de SEO. Para isso, é importante salvar a foto com a palavra-chave no nome do arquivo. Além disso, usar a descrição da foto para colocar a palavra-chave, já que o Google não consegue ler a imagem.

  • Links

Os links internos também favorecem o SEO. Por isso, é importante fazer recomendações de outros artigos do blog, que possuam conexão com o tema abordado. Além disso, é possível trabalhar com link building – quando um site indica outro site, por meio de links. Isso fará com que o Google entenda que aquele site tem mais qualidade e relevância na internet. Uma estratégia para isso é fazer troca de indicações com sites parceiros.

  • Por que usar SEO?

As técnicas de SEO vão além de fazer com que um site fique bem posicionado nos mecanismos de buscas. Elas otimizam a experiência do usuário em uma página. Ou seja, o blog se torna mais agradável para o lead, aumentando o tempo dele na página e gerando mais vendas.

Não sabe como aplicar o SEO e fazer seu blog ser encontrado nos mecanismos de busca? Entre em contato e agende um bate-papo conosco.