Presença online da sua empresa: muito além de ter um site.

É mais do que hora de aceitar que as mudanças proporcionadas pela era digital exigem das empresas uma presença online que vai muito além de um website.

Se no primeiro momento da internet, ter um site era tudo o que uma empresa necessitava, hoje podemos afirmar que demos um salto evolutivo que coloca a web, e todos os presentes neste ecossistema, em outro patamar. Vivemos a chamada Web 2.0.

Em todo o mundo, não só o acesso, como a velocidade das conexões aumenta diariamente.

Este fato faz da globalização uma realidade: indústria, comércio e serviços precisam estar realmente presentes em toda a totalidade que este novo momento digital oferece, alcançando consumidores e prospects em todos os meios onde eles estão.

O advento dos serviços móveis, a definitiva ascensão das redes sociais são como um alerta: é preciso estabelecer uma estratégia digital eficiente e consistente para que a marca se posicione no ambiente online.

Presença online nas mídias sociais

O trabalho de presença online começa a partir do planejamento. É ele que estabelece as premissas que tornarão as estratégias de marketing digital aplicáveis. E tudo isto respeitando a realidade de cada empresa e os objetivos traçados.

Não basta a criação de uma Fan Page no Facebook, uma página no LinkedIn ou uma conta no Twitter. Um planejamento requer definir onde está seu público-alvo, qual abordagem ter em relação a ele, com qual frequência, utilizando quais meios.

Quem sabe seu target não está no Instagram, no Vine, no Pinterest, no Houzz? São redes sociais menos conhecidas, mas que costumam agrupar nichos específicos.

Somente com um detalhamento muito preciso é que se deve investir nos canais digitais certos e partir para o próximo passo.

Gerando conteúdo para comunicação e atração

Conteúdo é a alma de qualquer estratégia. É sua adequação que garante o engajamento que tornará seu público um embaixador da sua marca.

Estude qual a melhor forma de compartilhá-lo. Ele pode ser postado em um blog institucional e lincado nas redes sociais. Ou talvez, ele seja difundido através de um canal próprio de YouTube, se a sua estratégia contemplar a criação de vídeos.

O mais importante é conhecer bem seu público alvo e analisar as respostas ao conteúdo que sua empresa está criando. Escute os retornos, compreenda quais as críticas mais recorrentes e do que ele mais gosta.

O sucesso de seu conteúdo nas redes sociais gerará um interesse natural para sua marca, que passará a ser procurada nas ferramentas de busca. É aí que seu site volta a ser muito importante.

Ele precisa ser otimizado de forma a garantir um ótimo posicionamento em cada procura. Isto é alcançado quando se inclui palavras-chaves que se relacionam com sua empresa e área geográfica. É o chamado SEO, ou Search Engine Optmization.

Seu objetivo deve ser o de estar entre os dez melhores resultados quando alguém faz uma busca relacionada. Também é preciso que seu site seja responsivo, ou seja, adaptado para os dispositivos móveis sem prejuízo para a experiência do usuário. Em um momento em que o número de acessos mobile cresce de forma impressionante, isto é indispensável.

Por mais que seu conteúdo seja um motor de busca para a potencialização da sua marca, fica um alerta: ele deve refletir a imagem da sua empresa. Entrar no jogo de se utilizar do assunto mais comentado do momento pode ser um tiro no pé. Porém, se sua estratégia não gerar relacionamento com seu público, algo está errado. Por isso, preste atenção à próxima etapa.

Monitorando seu site

De nada adianta investir em conteúdo, em otimização do site, se os resultados de suas ações não puderem ser mensurados. É importante checar os números que o investimento nestas ferramentas trazem ao seu negócio: estes números oferecem informações que podem ser valiosas para alavancar ainda mais sua estratégia e, por vezes, até modificar seu rumo.

Acompanhar estes números muito de perto é um fator crucial. Aproveitar as facilidades que a tecnologia proporciona, permitindo que você assuma o controle total dos movimentos rumo à potencialização do seu negócio, irá fazer com que rapidamente você saiba quais movimentos mais dão certo e empregá-los em estratégias futuras.

Entender as métricas permite que você saiba de que forma as visualizações no seu site estão aumentando, quais conteúdos estão sendo mais lidos, compartilhados, ou mesmo como estão analisando seus produtos ou serviços. É possível, ainda, saber quais redes sociais estão reverberando suas campanhas de forma mais eficiente.

Por fim, é fato que a presença online da sua empresa só pode ser considerada um sucesso ou não, se for definido que métricas serão usadas para avaliar isto. Mais visitas? Mais likes? Mais vendas? Só assim para saber o quanto o seu investimento está sendo bem aplicado e o valor social que sua empresa ganha, a cada dia.

Gostou do post? Deixe sua opinião nos comentários ou entre em contato conosco!