Os 3 tipos de Marketing Digital

Nesse artigo vamos falar sobre os 3 tipos de Marketing Digital e qual a diferença entre eles. O Marketing Digital é uma área que se renova todos os dias. Sempre há uma novidade no mercado e mais uma estratégia para estudar e aprender. Por isso, é normal que haja confusões entre tantos termos técnicos. É o que acontece com Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Branded Content, estratégias que não são a mesma coisa!

Tem dúvidas sobre os 3 tipos de Marketing Digital mais importantes? Vamos explicar.

Há inúmeras diferenças entre as três estratégias de Marketing Digital. Até certo ponto, é possível fazer uma alusão às bonecas russas, em que uma estratégia está contida dentro da outra. Dessa maneira, o Branded Content está inserido no Marketing de Conteúdo, que por sua vez está presente no Inbound Marketing.
Em outras palavras, há uma diferente abrangência entre as três estratégias, sendo o Inbound Marketing mais abrangente, e o Branded Content mais específico. Além disso, as estratégias caminham juntas e podem depender uma das outras. Confira o significado de cada uma delas:

Inbound Marketing


O Inbound Marketing agrupa diversas estratégias que tem como objetivo alavancar as vendas, atraindo de forma espontânea a atenção de possíveis clientes. Ou seja, O Inbound Marketing trabalha pela atração de leads, e a conversão deles em consumidores, por meio digital.
O Inbound Marketing aumenta a visibilidade da empresa, com baixo custo. Além disso, acelera o processo de venda com a produção de conteúdos que são interessantes para o público. Essa estratégia funciona como um funil de vendas.

Marketing de Conteúdo


Para gerar atenção e atração de pessoas, no Inbound Marketing, é possível usar o Marketing de Conteúdo. Essa estratégia tem como objetivo o público e o interesse dele (não são conteúdos voltados para a marca ou para a empresa).
O Marketing de Conteúdo não funciona apenas no meio online (como o Inbound Marketing), ele está presente também no Marketing Tradicional (Outbound Marketing). Entretanto, ele é mais ativo na internet, porque há menos custos e maior espaço para divulgação de conteúdos.
Há diferentes tipos de canais e mídias que podem ser usados no Marketing de Conteúdo, como textos, imagens, infográficos, áudios e vídeos. Sendo assim, o Marketing de Conteúdo está presente em blogs, canais no Youtube, ebooks, podcasts, redes sociais, etc.
É fundamental que o Marketing de Conteúdo possua assuntos de interesse do público, ou seja, tema relevantes para o cotidiano e que trazem soluções práticas para problemas rotineiros. O Marketing de Conteúdo também colabora para a construção da autoridade da marca.

Branded Content


Por fim, há o Branded Content que também se refere à produção de conteúdos relevantes e interessantes para o público. Mas, o que difere o Branded Content do Marketing de Conteúdo é o foco de cada estratégia.
Enquanto o Marketing de Conteúdo é voltado para temas relacionados ao nicho, atuando com conteúdos informativos e de entretenimento, o Branded Content tem foco na marca. Em outras palavras, o Branded Content tem um caráter de propaganda, enquanto o Marketing de Conteúdo não possui essa importância.
O Branded Content tem como finalidade promover a marca. Logo, o foco está centralizado na imagem e no posicionamento da empresa. Enquanto o Marketing de Conteúdo é mais indireto ao se relacionar com o público sobre a marca.