O que é Marketing de conteúdo?

Você provavelmente viu as palavras “marketing de conteúdo” em blogs de marketing como algo que você deveria estar fazendo para impulsionar seu negócio. Embora seja verdade que o marketing de conteúdo pode ter efeitos poderosos sobre o seu negócio, comecemos com o básico. O que é marketing de conteúdo exatamente, e como isso pode ajudar sua empresa?

O que é marketing de conteúdo?

Se você procurar no Google o que é marketing de conteúdo, encontrará algo como “o marketing de conteúdo envolve a criação e compartilhamento de material online que não promove explicitamente uma marca, mas que visa estimular o interesse em seus produtos ou serviços”.

Embora tudo isso seja verdade, a definição do Google não lhe dá a imagem completa sobre o que é marketing de conteúdo.

A definição da AZZ Agência para isso seria mais que: “o marketing de conteúdo é a criação e compartilhamento de conteúdo online destinado a resolver problemas e criar confiança com um público definido, gerando vendas, reduzindo os custos de marketing e aumentando o reconhecimento da marca”.

O marketing de conteúdo engloba todo o conteúdo escrito, visual, de vídeo e de áudio que você publicou online para representar sua marca. O conteúdo pode se referir a postagens de blog, conteúdo permanente, infográficos, vídeos de testemunho, guias de áudio, questionários – e por ai vai, a lista pode ser bem diversificada dependendo da estratégia traçada pela empresa.

Por que o marketing de conteúdo é tão vital para sua estratégia de marketing digital?

A resposta tem muitas ângulos que podem ser analisados, pois os efeitos benéficos do bom marketing de conteúdo podem ser vistos em quase todas as áreas de uma estratégia de marketing digital. Desde o SEO e análise à publicidade paga e à experiência do usuário, o marketing de conteúdo informa e melhora sua estratégia digital global.

SEO:  Sistemas de busca recompensam sites que produzem conteúdo consistentemente valioso para seus usuários. Geralmente criar conteúdo de alta qualidade para o site da sua empresa ajudará os motores de busca a reconhecer seu site como uma autoridade, aumentando o ranking do seu site. Certifique-se de que todo o conteúdo que você crie seja otimizado para maximizar o impacto de SEO .

Publicidade paga: ao observar atentamente a forma como seu conteúdo é recebido e por quem você obtém informações valiosas (e gratuitas) sobre como implementar novas estratégias em publicidade paga.

Análise: Com a quantidade de ferramentas disponíveis para rastrear o sucesso do seu conteúdo, você pode tomar decisões importantes sobre o tipo de conteúdo que você pode criar no futuro para continuar a atrair tráfego orgânico para o seu site.

Experiência do usuário: o marketing de conteúdo mantém você focado no que seus usuários se preocupam. Adaptar a mensagem de sua empresa para seus usuários ajudará seus clientes a desenvolver uma fidelidade com sua marca e vê-lo como líder de pensamento em seu nicho de mercado.

Como o marketing de conteúdo traz vendas e reconhecimento de marca?

Ao fornecer conteúdo que as pessoas desejam compartilhar, você compartilha sua marca de uma das formas mais valiosas possíveis. Em vez de encaminhar mensagens que seus seguidores não receber, sua mensagem será entregue por um amigo ou uma marca confiável.

O marketing de conteúdo impulsiona as vendas aproveitando a indicação ou recomendação dos usuários na internet ao compartilhas seu conteúdo. Isso mostra aos consumidores, sem pressão de venda, novos produtos e serviços que resolvam seus problemas, enquanto também oferecem informações valiosas sobre o assunto em questão.

Além disso, criar postagens em blogs com informativos que tenham segmento com sua marca, você estará trazendo tráfego orgânico para o seu blog, aumentando assim o número de usuários que chegam ao seu site, melhorando o reconhecimento de marca e, em última instância, fechando vendas.

Em essência, o marketing de conteúdo é uma nova forma de marketing que alinha melhor o objetivo do cliente com o objetivo do negócio. Se você está se perguntando se você deveria incluir o marketing de conteúdo como parte de sua estratégia de marketing digital, a resposta é um “sim” ressonante, independentemente da sua empresa ou indústria.

Ainda tem dúvidas sobre o marketing de conteúdo? Nós entendemos e podemos te ajudar. Entre em contato, explique o que sua empresa precisa que agendamos uma conversa com a equipe da AZZ Agência.