O poder das legendas no Instagram

A grande dica de hoje é sobre o poder das legendas no Instagram. Que ele é uma ferramenta voltada para imagens ninguém duvida, mas você precisa saber que uma boa legenda nas suas publicações pode gerar engajamento e conquistar público.


Se você utiliza o Instagram já deve ter se deparado com o dilema de ter uma bela foto para publicar, mas nenhuma legenda aceitável para acompanha-la e simplesmente jogou um amontoado de hashtags no lugar esperando que isso dê algum resultado positivo.

Uma imagem sem legenda pode ser vista como uma postagem incompleta. Acompanhe o nosso artigo sobre o poder das legendas no Instagram:

Você pode estar pensando “Mas a legenda nem é tão importante assim, o Instagram é para imagens mesmo”.
Apesar do foco serem imagens, muitas delas precisam de uma explicação ou complementação, pois sozinhas podem não passar as interpretações desejadas aos usuários que acompanham seu Instagram.
Veja o exemplo do Instagram da @vintagetribune.

Sem a legenda esta seria apenas uma imagem sujeita a diversas interpretações, tanto corretas, quanto errôneas, no entanto com a legenda entendemos o contexto da imagem, quem são as pessoas da foto. Isto nos contextualiza e nos diz o verdadeiro significado da imagem. Isso nos faz questionar qual é o poder das legendas no Instagram.

Boas legendas nas fotos além de contextualizar seus seguidores no que se trata a imagem também gera personalidade às suas publicações gerando um engajamento maior.

Qual o melhor tamanho para uma boa legenda?

A média de tamanho para uma legenda é de 138 caracteres, porém o Instagram permite até 2200 caracteres. É um bom espaço para explicar tudo o que há de ser explicado. Mas saiba que o Instagram costuma cortar a legenda com um [… mais] depois de 104 caracteres em média. Ou seja sua grande e bem explicada legenda não será vista pela maioria dos usuários.


O Instagram exibe na Integra legendas com até 157 caracteres, mais do que isso ele simplesmente as corta. Sendo assim, escreva legendas concisas utilizando os 157 caracteres ou aproveite os 104 caracteres para prender o leitor e o motivar a apertar para ler o resto.

O que não colocar em uma legenda?

Não use links nas legendas de suas fotos. O Instagram não permite direcionar seus usuários para outros sites. Caso seja realmente necessário incluir links nas suas legendas faça com que eles sejam simples e fáceis de memorizar.


A bio é o único espaço no Instagram onde é permitido o uso de links. Então caso o link na legenda seja necessário é melhor que o adicione na bio do seu Instagram. Indique na descrição da imagem as pessoas a irem até sua biografia para clicar no link e serem direcionadas, como no caso de uma oferta especial.

Não se esqueça dos chamados para ação os Calls to Action.

Call to Action literalmente significa “chamado para a ação”, e é justamente para isso que ele serve. Ele mostra para as pessoas qual o próximo passo que elas devem dar em determinada situação. Por exemplo, palavras que usamos e vemos diariamente são chamados para ação como: Faça, empurre, deixe e etc.


No universo online é a mesma coisa, queremos que nossos consumidores se cadastrem em nossos sites, preencham formulários e cupons, que façam downloads entre outros.


Esse é o papel do Call to Action, indicar o próximo passo que sua empresa quer que um visitante faça. Convide as pessoas a entrarem em contato com você, a acessarem seu site, a testarem seus produtos, comentarem suas publicações, a conhecerem mais sobre seus produtos ou serviços etc.

Viu só, o poder das legendas no Instagram incorporadas com hashtags tem a função conquistar público se bem utilizadas. As legendas podem contar histórias, contextualizar fatos e o melhor envolver o seu público.


Sempre quando for publicar algo no Instagram reserve um tempinho para pensar numa boa legenda para sua fotos. Pense como isto pode trazer mais público para minha empresa.

E você costuma utilizar legendas no Instagram ou fica apenas com as hashtags? Conta pra gente. Para saber mais sobre como vender e conquistar público para o seu Instagram continue acompanhando nossas publicações.