Instagram, como ter mais resultados para seu negócio?

Desde da sua aquisição pelo Facebook, a maior rede de compartilhamento de imagens e vídeos da internet, o Instagram incorporou alguns serviços de internet como anúncios pagos.

Os usuários já recebem anúncios nos seus feeds em formato de fotos, para tornar a publicidade o mais natural possível e não ser tão agressivo. As empresas pagam por esse serviço para divulgar suas fotos e vídeos para um maior número de pessoas, incluindo quem não é seguidor.

No entanto, o usuário poderá controlar a publicidade. Ele terá a opção de tirar a foto do seu feed, e enviar um feedback explicando o motivo que que levou a ocultar a imagem.

Caso, a foto seja curtida, a rede social começa a montar o perfil de preferências do usuário. Além disso, também há opção de inserção de um link do anunciante para conduzir o usuário ao site da marca para que ele possa ter outras informações de produtos e serviços oferecidos.

Sucesso para marcas

Atualmente, o Instagram possui mais de 200 milhões de usuários em todo mundo, sendo que o Brasil é o segundo país que mais acessa a rede.

Por esse motivo, as empresas estão postando mais vezes por semana no Instagram do que no Facebook.

Por isso, o gerenciamento do Instagram deve seguir uma linha mais profissional!

Para anunciar no Instagram, é preciso seguir algumas diretrizes criadas pela rede:

  • O conteúdo precisa ser criativo e relevante. Ele precisa estar acima de uma publicidade comum para não empobrecer a experiência do usuário nessa rede. As campanhas precisam somar à experiência das pessoas no Instagram;
  • O anúncio deverá ser em formato de foto e a única diferença dele para uma foto comum é que a foto patrocinada terá uma tag “sponsored” ou patrocinado em português, em cima da imagem;
  • O anúncio precisa manter os valores chave da rede: criatividade, comunidade e simplicidade.

Razões para anunciar no Instagram

Muitos empreendedores digitais ainda não entenderam a força desse canal para a divulgação do seu site ou blog. Abaixo, seguem algumas razões para você começar a trabalhar com o Instagram:

  1. Há muitos nichos no Instagram carentes de perfis de qualidade – Pesquise mais sobre seu nicho na rede e desenvolva um perfil atraente e de qualidade.
  2. Aumento no Brasil do uso de dispositivos mobile – Criada essencialmente como uma rede feita para tablets e celulares, o Instagram ganha cada vez mais espaço, em virtude do aumento do consumo desses aparelhos nos últimos anos.
  3. Melhor entrega – Suas fotos e vídeos postadas na rede podem atingir um maior número de pessoas, seguidores ou não do que em outras redes. Use para atrair e nutrir sua audiência com conteúdo de qualidade, criando empatia e autoridade.
  4. Faça conteúdo, não propaganda – Não basta postar uma imagem vazia, para converter visitantes em seguidores, você precisa pensar em conteúdo que tenham relação com seu nicho. Priorize imagens naturais, pessoas de verdade. É fundamental pensar no marketing de conteúdo como uma estratégia.
  5. Use hashtags – Ao marcar sua foto com uma hashtag apropriada, mais pessoas vão ver sua foto e sua mensagem terá maior alcance. Mas lembre-se não abuse da quantidade. Use no máximo 3 hashtags por foto.
  6. Linguagem informal– 34% dos usuários ativos da rede são jovens com idade entre 18 e 24 anos, portanto utilize uma linguagem informal para se comunicar com seu público.
  7. Atenção para os horários – Planeje suas postagens para os horários de maior interação na rede que são no período de 19h às 22h.

E lembre-se que o tempo das pessoas é curto. Elas possuem várias redes sociais com dezenas de amigos e seguidores. Não exagere na quantidade de postagens dia. Uma foto ou vídeo por dia com conteúdo de qualidade é o suficiente para atingir seus objetivos de comunicação.

O ideal, é contratar uma empresa de gestão de redes sociais para fazer isso. Uma boa agência de conteúdo é capaz de fazer isso para você!