Como fazer um planejamento estratégico de marketing digital?

Antes de lançar sua empresa, serviços ou produtos na internet, é importante fazer um planejamento estratégico de marketing digital para definir o uso das ferramentas adequadas para atingir os objetivos e o público desejado.

Para facilitar, indicamos um passo a passo de como fazer um planejamento estratégico de marketing digital para o seu negócio:

O plano deve ser simples e prático e deve servir como um guia para sua campanha de marketing digital, promovendo sua empresa no mundo online.

Faça um diagnóstico da sua situação atual e defina seu público-alvo

Você está iniciando um negócio ou já está no mercado há algum tempo? Quem são seus concorrentes? O que eles estão fazendo em termos de marketing digital? Quem é seu o público-alvo? Quais são seus hábitos de consumo? Qual sua faixa etária? Como estão distribuídos geograficamente?

Tire um tempo para refletir sobre estas questões, espiar o que os concorrentes estão fazendo, ler sobre os hábitos do seu público. Estas informações serão a base de toda a sua estratégia e podem gerar insights surpreendentes sobre o seu negócio.

Defina seus objetivos

Você está iniciando um negócio? Deseja alavancar as vendas? Está lançando um novo produto no mercado? Deseja fidelizar seus atuais clientes?

Todas as ferramentas de marketing digital podem ser utilizadas de diversas formas e a maneira certa depende do seu real objetivo. Você pode estar na internet para fazer sua marca ser lembrada, para ser encontrado por potenciais clientes, para converter mais visitantes do seu site em vendas, para gerar um relacionamento mais estreito com seus clientes.

Nesta fase do planejamento, é importante também definir metas e indicadores para avaliar seus futuros resultados. Quantifique quantos visitantes deseja alcançar em seu site, ou quantos visitantes deseja converter em leads, quantos cliques deseja obter em seus anúncios, quantas pessoas pretende impactar com seu blog ou perfil nas redes sociais. Estes números ajudarão no acompanhamento dos resultados e na reestruturação da campanha, sempre que necessário.

Defina os canais a serem utilizados

Em primeiro lugar, construa ou reformule seu site. Para estar na internet, você necessita de um site bem estruturado, com informações sobre sua empresa, produtos ou serviços, desenhado para atingir seus objetivos, sejam eles: tornar seu negócio conhecido, obter contatos de clientes potenciais, vender pela internet… A partir daí, você pode definir os outros canais pelos quais irá se comunicar com clientes potenciais.

Você pode utilizar as redes sociais para gerar relacionamento, anunciar no mecanismo de busca ou sites associados do Google através de Links Patrocinados, anunciar em sites interessantes para seu público-alvo e mercado, ter um blog com textos informativos sobre sua área de atuação… As possibilidades são muitas, mas tendo um público-alvo e objetivos definidos, será mais fácil escolher os canais apropriados.

Determine qual o conteúdo a ser veiculado

Como você deseja se comunicar com seus clientes? Sua empresa atinge um público mais sério ou descontraído? Mais uma vez, o público que você deseja atingir dita como utilizar as ferramentas de marketing digital.

Os canais, como o nome já diz, são apenas canais utilizados por diversas pessoas e empresas. O conteúdo que você produz, a forma como se comunica, as informações que oferece sobre seus produtos, serviços ou mercado em que atua é que fazem a diferença para conquistar a audiência dos usuários da internet.

Elabore um cronograma de ações e acompanhe a execução do plano

No marketing online, todas as ações devem ser interligadas e, a partir de um cronograma com todas as ações, prazos, metas e investimentos, você consegue acompanhar a evolução do seu planejamento e os resultados alcançados com cada ação.

Por fim, monitore os resultados

Com todo o plano estruturado e as ações em curso, você deve acompanhar de perto os resultados com as ferramentas adequadas para cada canal utilizado. Avalie constantemente suas ações, ajustando o que for necessário para, cada vez mais, atingir melhores resultados. Redefina seus objetivos e metas sempre que necessário.

Afinal, o planejamento estratégico de marketing digital não deve ser algo estático, mas sim, um plano em movimento, acompanhando a evolução do seu negócio.

Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico de marketing digital, você pode elaborar o seu. Conte com uma agência especializada como a Azz Agência Web para orientar cada passo do processo e potencializar seus resultados.

Precisa de um planejamento de marketing digital para sua empresa? Entre em contato conosco!