A importância da encontrabilidade nas redes sociais

Você sabe a importância da encontrabilidade nas redes sociais? Ter presença nas redes sociais é indispensável para qualquer marca, atualmente. O relacionamento direto com o cliente é fundamental para uma construção eficiente da imagem e do posicionamento da marca. Atuar na mídia social significa, entre outras vantagens, ter uma maior encontrabilidade.

O grande diferencial do Marketing Digital, se compararmos ao Marketing Tradicional (Outbound), é estar presente no cotidiano do cliente em tempo integral, com a permissão dele. É, justamente, esta uma das tarefas desempenhadas pelas redes sociais.


Quando um usuário curti uma página ou um perfil de uma marca, é como se ele estivesse “assinando” o conteúdo gratuito da empresa. Ou seja, ele está permitindo a comunicação, se mostrando disposto a receber materiais sobre aquela marca ou o nicho em que ela se localiza. Mas, para que isso aconteça, é muito importante conquistar a encontrabilidade.

O que é encontrabilidade?


Apesar de estar no vocabulário comum há pouco tempo, encontrabilidade se tornou um dos termos mais importantes quando o assunto é Marketing Digital. Ter encontrabilidade nas redes sociais é ter presença e ser facilmente encontrado pelos usuários.


Em outras palavras, a encontrabilidade é um fator que determina se uma página é ou não encontrada com facilidade.

Como ter encontrabilidade?


Nas redes sociais, a encontrabilidade pode ser feita por meio de duas estratégias: anúncios e engajamento do próprio público. Os anúncios são formas pagas para se posicionar na linha do tempo de usuários com as mesmas características que o público-alvo da marca.


Já o engajamento é uma maneira de promover a marca a partir dos comentários, curtidas e compartilhamentos dos fãs e seguidores daquele perfil. Funciona basicamente como uma indicação para amigos, um boca a boca.

Desafio: o equilíbrio


É importante o usuário encontrar um equilíbrio entre exposição e privacidade. Muitas vezes, quando a marca é uma pessoa, há o risco de muita exposição pessoal.
Para esses casos, em especial, é importante encontrar um meio-termo e publicar aquilo que realmente tenha relevância para o público. O ideal é apresentar momentos da vida pessoal que tenham a ver com a proposta da marca.


O efeito negativo da exposição nas redes sociais é que se perde a privacidade, colocando o próprio usuário em risco. O acúmulo de materiais de cunho de privado, a longo prazo, pode ocasionar a própria insegurança do usuário, que tem informações privadas disponíveis na internet.

Relevância no conteúdo


Nas redes sociais, portanto, é estratégico e fundamental trabalhar apenas com conteúdos que geram real interesse nos usuários e que serão, de alguma forma, úteis para eles.
Em alguns pontos, trazer elementos da vida privada pode ser importante, porque gera identificação e conexão. Além disso, é natural que as pessoas construam interesses nos bastidores, naquilo que não está na frente das cortinas.


Esses elementos de humanização são importantes para pessoas e empresas que querem criar um relacionamento mais próximo com o público e estruturar a marca em cima dessa intimidade.
Por outro lado, é fundamental que exista uma coerência nas informações privadas divulgadas. Elas não devem nunca extrapolar limites, prejudicando a segurança e imagem do usuário/marca.

Reconhece a importância da encontrabilidade nas redes sociais? Acha difícil colocar em prática? Entre em contato conosco e prepararemos um projeto para sua empresa.