3 dicas para criar conteúdo relevante em seu site

Pense que você pode melhorar seu site com essas 3 dicas para criar conteúdo relevante em seu site. Não há dúvidas de que o Marketing de Conteúdo é uma maneira muito eficiente de engajar seu público-alvo e gerar leads para o seu negócio. Mas, o que exatamente é esta forma de marketing? Saiba Mais.
Basicamente refere-se à atividade de criar conteúdo relevante para o seu site. Neste sentido, tratamos conteúdo relevante como aquele que encanta o público, fazendo com que seu conteúdo gere comentários e compartilhamentos. Em outras palavras, gera interação.

Neste post, descreveremos 3 dicas para criar conteúdo relevante em seu site.

Como você reconheceu o Marketing de Conteúdo como uma ferramenta essencial para o sucesso do seu site e o futuro profissional da sua empresa, em seguida estão as dicas.

Produza conteúdo inédito

A primeira dica das 3 dicas para criar conteúdo relevante em seu site e talvez a mais óbvia, é que para você gerar interesse dos seus visitantes, o conteúdo precisa ser original. Em outras palavras, ninguém deseja entrar em um blog, por exemplo, e encontrar um conteúdo duplicado de outro site.
A produção de conteúdos inéditos e interessantes é a chave para despertar o interesse do seu visitante e fazê-lo voltar outras vezes. Contudo, não basta oferecer um conteúdo exclusivo, ele também precisa estar voltado para o seu público-alvo.

Para conquistar seu público-alvo, ou audiência, é fundamental comunicar-se de forma direta, na linguagem correta e abordando produtos e serviços do interesse deles. Neste sentido, o primeiro passo para uma boa estratégia de conteúdo é definir quem é sua audiência. E isso nos leva a nossa segunda dica. Acompanhe!

Crie sua persona: quem é a sua audiência?

Para escrever conteúdo relevante e que atraia visitantes, você precisa ter em mente qual o público deseja despertar. Em outras palavras, de quem você quer chamar atenção? Quem são os seus clientes? Quem você deseja que se tornem seus clientes?
Marketing de conteúdo basicamente significa participar de uma conversa. Quando alguém participa de uma conversa, está procurando uma interação com conteúdo relevante. E esta é exatamente a estratégia desse tipo de marketing: criar conteúdo atrativo, educativo e relevante para as pessoas.
Mas, como saber se o conteúdo que você está oferecendo é atrativo para os seus consumidores? É exatamente aqui que entra sua audiência, o que chamamos de buyer personas, que são as pessoas que você está tentando alcançar através do seu conteúdo.
De acordo com a Hubspot Academy, buyer pesonas são personagens criados que representam o seu cliente ideal com base em dados reais, como padrões de comportamento, motivações e objetivos. Sendo assim, a criação destes “personagens” auxiliam na hora de produzir o conteúdo certo.

Mas, como criar essas personas?

São passos simples, mas que requerem muita atenção! Observe:

1) Pesquisar: conduza uma série de perguntas (pergunte para seus atuais clientes!) sobre sua persona. Como por exemplo: qual o papel da sua persona no trabalho e na vida?; Em que tipo de organização ela trabalha?; Quais são os objetivos que ela deseja conquistar?; Quais são os seus maiores desafios?; Como aprender novas informações no trabalho?; Como utiliza a internet para pesquisar produtos e serviços?
2) Identificar tendências: o objetivo é identificar similaridades nas respostas obtidas em suas entrevistas (pesquisas). Se você tem uma empresa de escovas de cabelo, e a maioria das pessoas responde que prefere a cor vermelha à preta, chamamos isso de tendência.
3) Criar as histórias dessas personas: é o momento de criar as histórias das personas. Nesta etapa, você deve utilizar todas as informações que angariou com suas pesquisas e transformá-las em um cliente. Para isso, dê um nome, idade, profissão, preferências, aspirações, problemas e etc., tudo levando em conta o seu público-alvo e a solução que você está promovendo.

Utilize técnicas de storytelling

A contação de histórias (storytelling) é uma maneira muito eficaz de encantar, engajar e fidelizar o cliente. Isso porque é um instrumento utilizado para informar, entreter e educar (ideal para os objetivos do Marketing de Conteúdo, não é mesmo?).
Uma das metodologias mais conhecidas de storytelling é a Jornada do Herói. Com ela é possível fazer diversas campanhas de e-mail marketing, posts em mídias sociais e o nosso objetivo:

criação de conteúdo relevante (e cativante!) para o seu site.
Basicamente, a Jornada do Herói possibilita uma comunicação mais clara e objetiva com o seu público-alvo, além de criar uma história que desperte o interesse do público pelo seu produto ou serviço.

Esperamos que vocês tenham gostado das dicas e aprendido técnicas para despertar o interesse do seu público-alvo através de conteúdo relevante.

Se mesmo depois dessas dicas para criar conteúdo relevante em seu site, você ainda não se sente pronto, entre em contato conosco, nosso pessoal estará pronto para te atender!